Óleos Essenciais
Medicina Natural Ancestral

Óleos Essenciais

Com uma história de milhares de anos, os óleos essenciais são conhecidos e utilizados para a saúde por diversas culturas ao redor do mundo.

Encontramos referências ao uso e processo de produção dos mesmos em hieroglifos no Egito, em achados arqueológicos na Mesopotâmia de 3500 a.C, na literatura Chinesa entre 2700 e 2600 a.C no livro de Shen Nung (300 ervas e suas funções terapêuticas) e em diversos outros registros (alguns que informam ter sido um presente dado pelos Egípcios), na Pércia por volta de 1000a.C, em informações Gregas de 700 a.C e na época Aristotélica., em Roma no século primeiro através do livro de Dioscorides “De Materia Medica” (enciclopédia de 5 volumes sobre medicina das plantas) e até mesmo, dentro da bíblia existem mais de 200 referências aos mesmos, por exemplo em Exodo 30:22 - 30:31 (tema inclusive de um livro chamado “Os óleos de cura da bíblia” de David Steward). Os óleos essenciais eram utilizados principalmente como perfumes, para rituais religiosos e tratamentos médicos.

No Brasil, no ano de 2011, estima-se que havia cerca de oitenta e cinco empresas fabricando ou importando óleos essenciais, sendo vinte e quatro delas brasileiras que focavam principalmente na produção do óleo essencial de laranja, hoje, a quantidade de empresas e fabricantes cresceu significativamente. Nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, esse mercado no ano de 2017 movimentou cerca de 17 bilhões de dólares. As empresas que os produzem são supervisionadas em geral pela FDA nos EUA, pela Anvisa no Brasil e em cada país pela sua própria agência governamental de regulamentação.

Óleos essenciais, diferentemente dos óleos de cozinha ou essências, são compostos extremamente concentrados que são extraídos de flores, cascas de árvores, folhas, sementes e resinas. Cada óleo essencial possui sua função específica que foi estudada através dos milênios, entre elas, podemos destacar, ações no sistema límbico, imunológico, vibracional e emocional do ser.

Para utilizar dos óleos essenciais, existem algumas maneiras comumente utilizadas, entre elas, temos a diluição e utilização em aromatizadores (promovendo a evaporação e dispersão do odor pelo ambiente), no uso tópico na lavagem das solas dos pés e no uso do próprio olfato sob o mesmo por alguns segundos. Devido a suas partículas minúsculas e por funcionar com um de nossos sentidos mais antigos, o do olfato, o efeito do óleo essencial atinge inclusive o nível celular de maneira extremamente rápida e eficaz, podendo percorrer as trilhões de células do corpo em cerca de vinte minutos. Diversos estudos científicos e artigos são publicados anualmente sobre o assunto.

Mas, qual o melhor óleo essencial para mim nesse momento?

Existem dezenas de óleos essenciais disponíveis no mercado das origens mais diversas. Consultar um profissional aromaterapeuta pode ser a solução, mas caso prefira você mesmo iniciar seus estudos e aplicação, existe bastante material e cursos na internet sobre o assunto e os fabricantes costumam fornecer diversas informações sobre cada um deles.

Vale notar, que existem restrições para grávidas para o uso de alguns dos mais comuns óleos essenciais. Esteja atenta.


E aí, pronto para melhorar sua saúde?

Experiencie o despertar, viva, brilhe!

#institutoohm #aromaterapia #óleosessenciais #chákras #saúde #medicinanatural #medicinaalternativa #reiki #tarô #natureza #olfato #flores #ervas #ervasmedicinais #odor #olfato #massagem #pés #difusor #óleosessencial

Referências: “Óleos Essenciais” - Alves, M. 2011, Univates; “Essential Oils Simplified - EOS 101” - Oil Artisans; “What are essential Oils?” - Gullion, M; “The History of Essential Oils" - Curious History

  Image result for oleo essencial sistema limbico