Mudras
Dentro do conhecimento ancestral oriental encontra-se uma categoria muito trabalhada e experienciada dentro da medicina, os chamados Mudras.
Os Mudras (selos) constituem um dos conhecimentos da Yoga e Ayurveda, podendo ser praticado em períodos de quinze minutos todos os dias, até 3x por dia.
Os Mudras (selos) constituem um dos conhecimentos da Yoga, podendo ser praticados sem custo algum, sem experiência em yoga e quando praticados por meia hora todos os dias com a pessoa se sentir mais confortável (sentada, deitada, em posição de lotus) atinge-se o equilibrio da circulação de energia (prana) pelo corpo. Existem campos de medicina que aplicam ativamente os mudras também para tratar de maneira complementar diversas condições físicas, mentais e emocionais.
A maioria dos mudras é normalmente associada a uma posição das mãos, mas também, em alguns casos, pode envolver desde mover também os braços até passos de dança. Cada dedo representa um elemento e um nome, o mínimo é o Jal e representa a água, o anelar é Prithvi e representa a terra, Akash é o dedo médio e representa o éter, o dedo indicador é Vayu e representa o ar e por fim o polegar, ou Agni, representa o fogo. Ao posicionar os dedos de maneira específica há a correção no equilibrio no fluxo de prana e a saúde é restaurada.
Talvez o mais famoso dos mudras seja o Chin-mudra , mudra esse encontrado em muitas religiões. Esse mudra representa a união entre o ser humano e o divino e em nós age aumentando nosso impeto, melhorando a memória, aliviando insônia e excesso de sono e trás relaxamento de tensões e raiva.
Em posição confortável (sentada, em meia lotus ou lotus completa) e em estado meditativo, com apoio de um mudra atinge-se uma melhor circulação de energia (prana) pelo corpo e determinados potenciais são ativados (dependendo de cada mudra) promovendo cura emocional, mental, física e espiritual.
Os artistas das imagens abaixo são Monica Stadalski e Penelope Jack, seus sites onde você pode adquirir seus trabalhos encontram-se abaixo: