Dentro da ciência e civilização ocidental, o corpo físico é o corpo mais estudado. Hoje conhecemos bastante sobre a anatomia física, a dinâmica dos diversos sistemas e orgãos nele presentes, bem como temos estudos avançados para verificar até mesmo diversos parâmetros no nível de DNA e funcionamento de funções do cérebro, glândulas e células. Somos capazes de verificar a presença de componentes e sua abundância no sangue, aliviar dores através de remédios e realizar
incríveis cirurgias que auxiliam as mais diversas pessoas, de maneira, com alguma frequência, efetiva. Apesar desses grandes avanços existem ainda diversas doenças que são enigmas dentro do conhecimento ocidental ou que a única maneira atual de tratamento é o uso de remédios ou radiação, por vezes, pela vida inteira.
Nas ciência oculta, oriental e natural, entende-se que a cura está dentro do próprio individuo e que as doenças, antes de responsabilidade de vírus, anomalias e bactérias, são de origem em um fluxo de energia vital bloqueado, em desequilíbrio ou congestionado que gera então o ambiente propício para que elas (as doenças) se manifestem. Dessa maneira, procura-se estabelecer, dentro dessas ciências, outros tipos de tratamentos que (de maneira complementar) auxiliam o indivíduo a se recuperar e com o tempo e acompanhamento corretos, manifestar sua própria saúde.
Nos estudos e práticas realizados por essas escolas, verifica-se que o ser humano, não possui somente o corpo físico em sua manifestação, mas sim, sete diferentes corpos. O corpo físico, duplo-etérico, astral, mental inferior, mental superior, búdico e átmico. Dentro da literatura podem haver diferentes nomenclaturas para esses corpos, mas o conceito por trás é o mesmo.
Corpo Físico

Dentro das classificações atuais, o corpo físico pode ser dividido em diversos sistemas,, entre eles temos:
- Cardiovascular: Responsável por bombear e circular o sangue transportando água, nutrientes e células para os orgãos e tecidos, além de remover impurezas.
- Respiratório: Responsável pela respiração, por energizar e abastecer o corpo com oxigênio, liberar o dióxido de carbono e auxiliar o sistema muscular.
- Digestório: Responsável pela digestão (quebra) dos alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.
- Nervoso: Responsável pelos cinco sentidos além de coordenação, criatividade, memória, pensamentos e aprendizado.
- Endócrino: Responsável por regular a produção de hormônios (e consequentemente funcionamento de todos os orgãos como um todo), pelo metabolismo, crescimento e reprodução.
- Excretor e Urinário: Responsável por filtrar o sangue, eliminar resíduos e regular os fluídos corporais.
- Esquelético: Promove a sustentação e proteção do corpo, armazena minerais e é responsável por diversas células.
- Muscular: Promove o funcionamento e estruturação interna do corpo com funções involuntárias e voluntárias.
- Reprodutório: Promove a reprodução e geração de vida.
- Imunológico: Promove a proteção do corpo, responsável pelo fluído linfático e funciona em paralelo com o sistema circulatório.
- Linfático: Mantém a limpeza interna do corpo físico
Cada sistema possuí suas particularidades e funciona de maneira interdependente. Entre os orgãos podemos destacar diversos, cada um com sua função dentro do funcionamento geral do corpo bem como do sistema a qual pertence.

Duplo-etérico

Conhecido nas ciências naturais, ocultas, orientais e em diversos centros de diversas escolas teológicas (como por exemplo a espírita, hinduísta e budista), o duplo etérico é o corpo adjacente ao corpo físico. Nele estão contidos os chákras, bem como os sistemas de energia e circulação de energia. Apesar de que para a maioria dos seres humanos atualmente não seja possível enxergar esse corpo, diversas pessoas ao redor do mundo o conseguem enxergar ou então ao menos sentí-lo. Apesar de a capacidade de enxergar possa ser desenvolvida, não são todos os seres humanos que a possuem no momento atual, quanto a sentir esse corpo, é possível com o devido treinamento fazê-lo. Esse corpo é responsável pela manutenção e fluxo de energias pelo corpo e nele estão contidos os chákras, meridianos e nadis. Os chákras governam a distribuição de energia e cada um é conectado a uma glândula no corpo (presente no sistema endócrino), mas funciona independente da presença dela ou não. Esse corpo é responsável por equilibrar e manter a saúde.
Corpo Astral - Corpo Emocional ou Espiritual
Apesar do conhecimento sobre esse corpo datar de milhares de anos atrás, nas últimas décadas houve grande destaque dado ao fato de que diversas pessoas, desenvolveram a habilidade de realizar as chamadas “Projeções Astrais”. Nesse exercício, ao atingir completo relaxamento no corpo, da mente e coração, mantendo a atenção é esse corpo literalmente “desacopla” do corpo físico (acontece todas as noites com maioria dos seres humanos e algumas pessoas passaram a tomar consciência e se lembrar ao acordar, inclusive já existem diversos livros sobre o assunto) e é possível visualizar o mundo de uma perspectiva diferente, realizando viagens astrais, por exemplo. Esse corpo está conectado ao corpo físico pelo cordão de prata (cabo com diversos filalmentos de energia). Sua forma pode ser modificada pela vontade ou pela ação de energias externas, ele é sensível ao mundo externo. O corpo Astral interpenetra o corpo físico e etéreo e por pessoas sensitivas é possível visualizá-lo, diversos relatos apontam que a presença e qualidade das emoções são expressas nesse corpo, através de cores e energias. Vale notar que é ele que se desacopla na hora do morte para que o ser siga para suas próximas jornadas.

Corpo Mental Inferior
Nesse corpo estão localizadas nossas impressões do mundo externo coletadas através dos sentidos e das percepções. Sendo o repositório da mente e da personalidade encarnada. Dependendo da natureza dos pensamentos que alimentamos podemos nutrir em nosso campo formas pensamento e crenças limitantes. O corpo mental, quando em presença dessas desarmonias pode gerar também doenças no corpo físico, e atrair para si, muitas vezes, situações indesejadas e obstáculos. A harmonia desse corpo, permite que sintamos a paz interior, estejamos no tempo presente vivenciando a realidade e pensemos de forma harmônica com o mundo externo.
Corpo Mental Superior - Mente Abstrata - Corpo Causal
Nesse corpo manifesta-se nosso raciocínio e memória criativa, nossa relação com símbolos e leis, embasamento filosófico, bem como o desenvolvimento tecnológico. É ligado aos princípios e ideias abstratas. Aqui reside a vontade, força, imaginação e determinação, além do egoísmo, vícios de poder, apego ao mandar.
Corpo Búdico
Nesse corpo encontra-se o repositório e núcleo da consciência, guardando todos os dados de nossa evolução. Ele é um corpo atemporal e envolve o espírito em uma camada vibratória. Rege o plano encarnatório e é conhecido como alma intuitiva, moral e consciencial.
Corpo Átmico - Centelha Dívina - Essência
O absoluto manifestando-se através de cada ser. O Eu cósmico, o eu Crístico, Essência divina.

